quarta-feira, 5 de março de 2014

Valores

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:16-17 (leia até o versículo 25)
Por: Elias Ambrózio
Não é fácil ensinar e defender os valores que Deus deseja que tenhamos num mundo em que eles estão fora de moda e distorcidos. Como falar de amor a seres tão egoístas, corruptos, interesseiros; de alegria e paz, num contexto de sofrimentos e guerras; de paciência, num mundo intolerante; de amabilidade, bondade e mansidão, onde há tanta maldade, violência e ira; de fidelidade para quem aceita a traição como normal e de domínio próprio quando somos incentivados a libertar nossas emoções, sejam quais forem?
A questão é que por nós mesmos não conseguimos viver esses valores chamados no texto de hoje, de fruto do espirito. Aí esta o segredo: eles só serão desenvolvidos  quando o Espirito Santo de Deus está presente e atua na transformação de uma vida. A pessoa vai trocando os "valores" do mundo por aquelas virtudes que tem valor no reino de Deus. Não é uma mudança imediata, vai resultar do estudo da palavra, do convencimento do que é pecado e arrependimento, do desejo de obedecer a Deus por amor a ele e não visando obter algo. Assim, o filho de Deus deixa de praticar aquilo que antes era "normal" e aceitável, as obras da carne para viver conforme o que realmente tem valor para Deus.
Não tem jeito: sem o Espirito Santo, você não terá como desenvolver o que são efeitos naturais dessa presença santa na vida. O fruto é do Espirito e não da pessoa, não do próprio cristão.
Ser bonzinho não é suficiente. Se você quiser agradar a Deus, precisara dedicar sua vida a ele, crendo no sacrifício de Cristo para perdão dos seus pecados e livramento da morte eterna no inferno. Que tal fazer isso agora? Deus transformara sua vida e fara crescer este fruto, levando o a praticar os valores que importam no reino de Deus e fazer a diferença neste mundo.
Tenham uma ótima quarta feira



Um comentário: