domingo, 9 de março de 2014

Convertido ou convencido?


“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 cr 7:14)

Olá povo de Deus, a Paz do Senhor a todos!!
Hoje gostaria de falar um pouco sobre a conversão.
Um dos grandes problemas da igreja de hoje, é que existem muitas pessoas (incluindo lideres), convencidas do evangelho, ou seja cheia de convicção, mas não estão convertidas.
São duas palavras parecidas no som, porém com significados bem diferentes uma da outra.
Se você esta no evangelho cheio de convicção, pode até causa um grande impacto, naqueles que não o conhecem bem, porém se você falar do evangelho porque é convertido, com certeza ninguém resistirá a sua mensagem, pois ela é direcionada pelo ESPIRITO SANTO.
Muitas vezes nos deparamos com cristão cheio de conflitos internos, lutas, chegando até entrar em depressão em alguns casos, porque não aprenderam a diferença entre conversão e convicção.
Convicção é o que você aprende pelo exercício do raciocínio, fica na sua cabeça.
Conversão é mudança de vida, mudança de coração.
Vou exemplificar com uma parábola bem simples.
Imagine um lobo, cansado de suas brigas e arruaças, vagando por um monte, resolve parar um instante para descansar um pouco. Lá de cima ele começa observar o vale e avista um bando de ovelhas, e como eles está cansado, ao invés de persegui las começa olhar calmamente e analisá-las. Vê como elas são mansa, branquinhas, não fazem desordem, vivem alegres e em harmonia, diferente do lobo.
Motivado pela curiosidade, ele descobre que elas comem e bebem, e são obedientes ao seu pastor. Ele não deixa faltar nada a elas, briga por elas, cuida o tempo todo com muito carinho.
Então o lobo chega a uma conclusão: Não existe no mundo uma vida melhor que a vida das ovelhas e decide que a partir de hoje, será uma ovelha também.
Então ele cria um modo de entrar pro bando das ovelhas, porém ele tem que se disfarçar para poder ser aceito no meio delas. Jamais elas o aceitariam, sabendo que poderiam ser comidas.
De inicio, elas ficaram meio desconfiadas, porém o aceitaram. Ai ele pensa, nossa como foi fácil se infiltrar entre elas, agora posso viver como uma ovelha. Tudo fica bem até que o pastor chega para conduzi las para alimentação, elas o seguem até o pasto mais próximo. Você sabe o que elas comem?
Elas comem capim, sentem um imenso prazer em comer vegetais, ja nosso amigo lobo, adora uma carne. Ele descobre de uma maneira desastrosa, que ele não gosta de capim. Porém o lobo tem palavra e diz: Bom, não gosto de capim, mas decidi viver entre as ovelhas e vou permanecer até o fim.
Um ano se passou, o lobo se esforçou, porém cabe nos uma pergunta: O lobo está feliz, sente prazer em comer capim? não pois o que el gosta é carne, e ele está vivendo contra sua natureza. Porém na cabeça dele, diz que ele é uma ovelha e tem que viver como uma tal. O tempo vai passando e ele descobre que nessa jornada ele não é feliz, porque está por disciplina vivendo como uma ovelha.
Uma noite o lobo acorda e vê ao lado os irmãos ovelhas dormindo, olha para o outro e vê que o pastor não esta ali, então ele sai de fininho, tira sua capa de ovelha e se perde no mundo dos lobos. Grita, apronta, faz tudo que tem direito e chega até pensar que esta feliz, mas no domingo no outro dia de culto la vai ele com sua capa de ovelha, cantando, orando, lendo a bíblia  com um grande sorriso amarelo, enganando a si mesmo. Começa a viver em dois mundos achando que é feliz, mas la dentro do seu ser ele sabe que é um miserável.
Um dia pensando com sinceridade, de coração ele percebe o rumo que sua vida tomou, ai ele chora porque não é mais um lobo por completo e nem uma ovelha. Que terrível perder a identidade e viver em uma mentira.
Mas esse lobo, cansado chega em casa e se derrama aos pés do Senhor, clama, grita e implora o perdão:
Senhor, tem misericórdia de mim, por viver na enganação, sou uma farsa!Todos olham pra mim e pensam que sou uma ovelha, porém sou um lobo, perverso e o Senhor sabe que tudo é mentira.Estou pronto pra abandonar tudo, porque não aguento mais viver assim!Ah Deus, transforma me numa ovelha de verdade!!Ai acontece algo que ninguém pode explicar, medicina alguma pode dizer o que acontece quando um lobo clama ao Senhor e pede um coração de ovelha.O Senhor olha com misericórdia para aquele lobo, e o transforma  tira o coração de lobo e da um de ovelha:
Meu filho, por todos esses anos eu esperava uma conversão, que você viesse a mim e pedisse isso. Mas você, preferia se esconder atras de cargos, placas de igreja ou outra atividade qualquer.
Nesse momento o Senhor faz segundo a sua palavra que diz:
Tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhe darei coração de carne. (Ezequiel 11:19b).
Então eu lhes pergunto: O lobo irá agora ter prazer em comer o capim? Sim, porque agora ele não é mais um lobo, e sim uma ovelha. O Senhor o transformou por completo. Agora ele descobre como é bom ler a biblia, ir aos cultos, como é bom amar o próximo e se deleita em seguir o bom pastor, pois agora ele é convertido no Senhor.
Quando o Espirito Santo muda o coração, a vida muda de rumo, a prostituta deixa a prostituição, o viciado abandona o vicio, o que mentia não mente mais, enfim...tudo muda! Porque como diz as escrituras:
" As coisas antigas já passaram, Eis que se fizeram novas" (2 Corintios 5:17b).
A conversão é um processo espontâneo que ocorre na medida que você se aproxima de Deus. Se você tentar tirar seus pecados por você mesmo, pela sua disciplina, caira no cumprimento de rituais e cada vez mais os pecados gradarão em você. Ai ficara se justificando diante de Deus com desculpas vazias.
Muios crente ainda tentam lutar sozinhos para largar seus pecados e sofrem porque percebem que não conseguem, mas isso porque estão lutando sozinhos.
Deixe Cristo lutar por você! Confie Nele e se entregue totalmente (siga o bem de pertinho, orando mais, indo aos cultos, lendo a bíblia etc).
Lembre-se o que diz a palavra do Senhor em Isaías 43:25:
"Eu, eu mesmo, sou o que apago as suas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário