segunda-feira, 29 de junho de 2015

OS VÍCIOS DA NOSSA CARNE.



QUE É PORFIA?
Os Vícios da Nossa Carne… Gálatas – 5:16-26.

Na lista de vícios encontramos a seguinte sequência: “Idolatria, feitiçaria, inimizades, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdias, divisões…”
Olhando o dicionário encontramos “porfia” com o significado de discussão, disputa, luta, teimosia. No português a palavra tem o mesmo significado de peleja, que aparece logo adiante. Algumas traduções colocam outra palavra para significar porfia.
O vocábulo porfia. Traduz do texto grego original o versículo, que adquiriu o seguinte significado: contendas.
A palavra usada para discussões é “eritheiai” que significa também discórdia. No grego trata-se de uma das formas pela qual se manifesta o egoísmo, a tradução está mais compreensiva do que o vocábulo “pelejar contra…”
Resumindo o significado de porfia, fala de uma atitude de luta, briga; e peleja da ambição egoísta, cobiça pelo poder, divergência de pensamentos.
A pessoa que vive cheia de ciúmes gera na mente o desejo hostil para com seu próprio irmão gerando contendas e lutas na comunidade. E a pessoa arranja confusão”, problemas como discussão, contendas, ofensas e agressões entre as pessoas, gerando dissensões e divisões.
As rixas, pelejas, surgidas na comunidade (Igreja) são desagradáveis entre os membros do Corpo de Cristo. Quem exerce liderança na comunidade deve estar atento a este tipo de atitude, pois estes fatos causam danos, são empecilhos para os que vão entrando, que buscam crer em Jesus, e também aos novos convertidos.
Conclusão:
As porfias = rixas e discussões são provas de que a comunidade está na carne, que gera (morte) e não vivem as obras do Espírito. Estudando a Palavra em Números, Deus revela: Que Moisés passou por isso em seu ministério.
Números – 16: 1 a 50. Com isso veio a maldição (Morte) no altar da comunidade (Tenda, Igreja). Coré, Datã e Abirão principais incensários encheram-se de presunção, arrogância, altivez… contra seus líderes Moisés e Arão.
Aqueles que são nascidos de Deus, que já provaram do Espírito Santo… (Judas -  11,16 a 25; 2Pedro – 2:1 a 22)
Gálatas – 5: 26. Exorta para que não sejais invejosos, cobiçando, lutando, para ocupar o lugar do irmão na própria comunidade.



Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário